sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Filmes Para se Trabalhar em Sala de Aula

Olá Educadores!!!


Hoje Falaremos sobre como tratar de diferentes temas e conteúdos em sala de aula usando um recurso que todos conhecemos e adoramos, os filmes, sabendo escolher bem o longa metragem pode-se realizar um excelente trabalho com os educandos, que além de proporcionar uma maneira mais dinâmica e divertida de aprender, gera conhecimentos significativos a todos.

Vejamos abaixo algumas sugestões de filmes para se trabalhar em sala de aula nas mais variadas faixas etárias, modalidades, disciplinas e eixos temáticos:


 Ursinho Pooh Conta 1,2,3 .... Descobrindo os Números e as Contas.

É um filme voltado para a alfabetização, onde com auxilio do filme de curta duração, os educandos reforçaram sua contagem por meio de músicas super divertidas e pedagógicas.



A corrente do Bem


Drama, EUA, 2000, 122 min, Warner Bros.

Um filme para se trabalhar temas como: família, superação, solidariedade, estratégias pedagógicas, relações interpessoais.






O Banheiro do Papa

Um bom filme para se trabalhar em sala de aula entre o 8° e 9° Ano.

Filme de Origem Uruguaia, ajuda os alunos a compreender formalidades do espanhol.
Para se trabalhar com pronomes de tratamento em uma língua estrangeira no caso a língua espanhola, como Tu ou Usted....





Space Jam- O jogo do Século 

Um filme para se trabalhar com crianças do 1° ao 3° Ano do Ensino Fundamental, na Disciplina de Educação Física.

Uma lição de cooperação, motivação e determinação.

Trabalhar com as crianças lições de como participar de jogos que envolvem cooperação e trabalho em grupo. E a introdução de esportes coletivos.


.

O Estranho Mundo de Jack

Filme que pose-de trabalhar em Artes, para fazer o educando compreender como funciona a animação em massinhas, a arte de produzir filmes e videos por meio de STOPMOTION.

Ideal para se trabalhar com crianças de 4° e 5° Anos.




Wall- E 

Ideal para se trabalhar com as noções de preservação da natureza e as consequências da destruição dos recursos naturais. Aprimorar a capacidade crítica a respeito das demandas da população mundial por produtos e a questão dos resíduos sólidos.
Trabalhar com os conteúdos como, Lixo, Reciclagem, resíduos, sólidos, poluição ambiental, condições essências para a vida na terra, e preservação dos ecossistemas e da biodiversidade do planeta.
Na Disciplina de Ciências a partir do 8° Ano.



Outro filme, ou melhor documentário que se encaixa nesta linha seria Ilha das Flores que explica as consequências do manejo dos resíduos sólidos e as questões de classes sociais e sua relação com o poder e dinheiro.

Que pode ser trabalhado na disciplina de História e de Geografia em conjunto.





A Viagem ao Centro da Terra.

Trabalhar na disciplina de Geografia do 7° ao 9°, para discutir as diferenças entre o centro da terra e a biosfera e as características essenciais para a existência de vida.
Conteúdos: Estrutura internas do planeta Terra, camadas da Terra e suas características.




Tempos Modernos.

Para ajudar os Educandos a compreender a sociedade contemporânea, os sistemas de produção e de distribuição de mercadorias, fazendo uma análise de como era isso no inicio do século XX, é como é hoje no século XXI.

Para se trabalhar em História a partir do 9° ano.




Pagemaster - O Mestre da Fantasia.

Para despertar o interesse dos educandos pelos livros e pela biblioteca.
Pode-se discutir a partir do filme gêneros literários e com base nisso, organizar a biblioteca de sala de   aula com boas indicações de cada gênero.

Na Disciplina de Língua Portuguesa, no 3° e 4° do Ensino Fundamental.



Referências:  Revista Nova Escola Edição Especial Filmes para se Trabalhar em sala de aula. n°37 Gabriel Pillar Grossi São Paulo: 2011.

Obrigada e Bom Filme.

By: Larissa de Quadros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário