quarta-feira, 7 de novembro de 2012


“O modelo classificatório de avaliação, onde os alunos são considerados aprovados ou não aprovados, oficializa a concepção de sociedade excludente adotada pela escola. O resultado da avaliação é considerado portanto, como uma sentença, um veredito oficial da capacidade daquele aluno que fica registrado e é perpetuado para o resto de sua vida. O mais triste porém é que a publicação dos resultados não revela o que o aluno conseguiu aprender, é um resultado fictício, definindo um perfil, pela cristalização desse falso resultado”. (Andréa Cristina Marques de Araújo).
Disponível em: http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/artigos/andrea_cristina2.html. Acesso em: 07 Nov. 2012.

A fala da autora mostra exatamente o modelo de avaliação classificatória que não é o correto para se fazer nas escolas, onde o modelo de avaliação a ser adotado deve ser aquele que valorize o que o aluno aprendeu, mas não comparando aos  outros e sim tomando o aluno como ser particular e analisar a evolução em seu nível de conhecimento, considerando sua aprendizagem e capacidade de absorção do conteúdo. Para complementar vejam esse vídeo que trata melhor do assunto, discutindo inclusive o conceito mais apropriado para avaliação e traz também sugestões de referências bibliográficas.
O PAPEL DA AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM. http://www.youtube.com/watch?v=NyV47Ty3JzA&feature=related.

BY: JOCILENE MUCKE

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