“O modelo
classificatório de avaliação, onde os alunos são considerados aprovados ou não
aprovados, oficializa a concepção de sociedade excludente adotada pela escola.
O resultado da avaliação é considerado portanto, como uma sentença, um veredito
oficial da capacidade daquele aluno que fica registrado e é perpetuado para o
resto de sua vida. O mais triste porém é que a publicação dos resultados não
revela o que o aluno conseguiu aprender, é um resultado fictício, definindo um
perfil, pela cristalização desse falso resultado”. (Andréa Cristina Marques de Araújo).
Disponível em: http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/artigos/andrea_cristina2.html. Acesso em: 07 Nov. 2012.
Disponível em:
A fala da autora mostra exatamente o modelo de
avaliação classificatória que não é o correto para se fazer nas escolas, onde o
modelo de avaliação a ser adotado deve ser aquele que valorize o que o aluno
aprendeu, mas não comparando aos outros
e sim tomando o aluno como ser particular e analisar a evolução em seu nível de
conhecimento, considerando sua aprendizagem e capacidade de absorção do
conteúdo. Para complementar vejam esse vídeo que trata melhor do assunto,
discutindo inclusive o conceito mais apropriado para avaliação e traz também sugestões
de referências bibliográficas.
O PAPEL DA AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM. http://www.youtube.com/watch?v=NyV47Ty3JzA&feature=related.
BY: JOCILENE MUCKE
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