Olá Professores:
O tema avaliação
é sempre um assunto polêmico na escola, pois de um lado tem o professor que
precisa avaliar seus alunos, todos tantos aqueles “mais avançados” como os que
têm mais dificuldades neste processo, de outro o sistema educacional, e de
outro ainda a família que quase sempre quer questionar a avaliação que seus
filhos receberam na escola e no processo escolar. Sendo assim aqui vão algumas
perspectivas sobre a avaliação para que possa servir de ajuda neste momento
para os educadores:
Para Libâneo (2004, p.253), a avaliação sempre deve
ter caráter de diagnóstico e processual, pois ela precisa ajudar os professores
a identificarem aspectos em que os alunos apresentam dificuldades. A partir
daí, os professores poderão refletir sobre sua prática e buscar formas de
solucionar problemas de aprendizagem ainda durante o processo e não apenas no
final da unidade ou no final do ano.
A prática da
avaliação pressupõe a relação entre professor, conhecimento e sujeito
do conhecimento. Em outras palavras: a avaliação está vinculada ao que o
professor considera conhecimento válido, útil, desejável e ao que o professor
considera ser o processo de construção desse conhecimento. A perspectiva atual
é a de considerar o aluno como construtor do seu próprio conhecimento e
o professor como mediador e orientador desse processo.
Apesar de estarmos
falando sempre do professor, é preciso não esquecer que a avaliação é um processo
que interessa a todos, na escola. A tomada de decisões sobre a perspectiva de
avaliação a ser realizada pela escola deve ser um processo coletivo, e, nesse
sentido, interessa a toda comunidades escolar, inclusive à equipe gestora.
Nessa perspectiva, o objetivo das práticas avaliativas é
promover a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Os professores,
certamente, não entrarão em classe para reprovar, mas para promover cada um dos
alunos, e a escola como um todo deve oferecer as condições para que isso
aconteça. A promoção do aluno, porém, não se identifica com aprovação
automática, tão questionada pelos prejuízos que têm causado aos estudantes da
rede pública de ensino, provocando a exclusão social. A promoção deve estar
vinculada a uma aprendizagem efetiva e deve ser consequência de um trabalho
pedagógico comprometido com a função
social da escola. Isso significa
trabalhar a favor do aluno, para que ele aprenda se torne competente, se torne
um cidadão feliz, bem sucedido.
Nessa perspectiva a avaliação deve estar voltada para a
aprendizagem do aluno (a aprovação é apenas uma consequência...) e para a sua
inclusão nos processos escolares e na sociedade como ser ativo, autônomo,
ético, informado, participante dos processos de produção e de melhoria social.
Nesse caso, a avaliação será realizada para:
· diagnosticar,
ou seja, conhecer as condições de trabalho, as dificuldades e possibilidades do
aluno;
· melhorar
as condições e subsidiar o
curso da ação didática a cada etapa do processo, ou seja, corrigir distorções,
indicar possibilidades, modificar estratégias;
· tomar
decisões referentes à
necessária intervenção pedagógica (mudar materiais didáticos, rever
metodologia, apoiar alunos com dificuldades etc).
Assim, somente tendo clareza sobre as práticas
pedagógicas desenvolvidas na escola, poderão todos gestores, professores,
alunos e pais - dar um novo significado ao processo de avaliação, contribuindo,
assim, para o cumprimento da função social da escola pública.
Espero que esse material
ajude na hora de estar avaliando seu aluno, e lembre-se sempre, que a avaliação
é um processo que deve ser constante amplo e sistematizado dentro da sala de
aula, deve-se começar avaliar e conhecer o seu aluno desde o inicio do ciclo, e
avaliar um aluno é sim comparar a melhora em seu desempenho e ascensão de
conhecimento escolar, mas comparar a ele mesmo e a suas realizações e
conquistas e nunca comparar um aluno com o outro, pois cada um tem seu tempo e
sua maneira de aprender.
By: Larissa de
Quadros.
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