sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Olá Professores:

O tema avaliação é sempre um assunto polêmico na escola, pois de um lado tem o professor que precisa avaliar seus alunos, todos tantos aqueles “mais avançados” como os que têm mais dificuldades neste processo, de outro o sistema educacional, e de outro ainda a família que quase sempre quer questionar a avaliação que seus filhos receberam na escola e no processo escolar. Sendo assim aqui vão algumas perspectivas sobre a avaliação para que possa servir de ajuda neste momento para os educadores:

Para Libâneo (2004, p.253), a avaliação sempre deve ter caráter de diagnóstico e processual, pois ela precisa ajudar os professores a identificarem aspectos em que os alunos apresentam dificuldades. A partir daí, os professores poderão refletir sobre sua prática e buscar formas de solucionar problemas de aprendizagem ainda durante o processo e não apenas no final da unidade ou no final do ano.
A prática da avaliação pressupõe a relação entre professorconhecimento e sujeito do conhecimento. Em outras palavras: a avaliação está vinculada ao que o professor considera conhecimento válido, útil, desejável e ao que o professor considera ser o processo de construção desse conhecimento. A perspectiva atual é a de considerar o aluno como construtor do seu próprio conhecimento e o professor como mediador e orientador desse processo.
Apesar de estarmos falando sempre do professor, é preciso não esquecer que a avaliação é um processo que interessa a todos, na escola. A tomada de decisões sobre a perspectiva de avaliação a ser realizada pela escola deve ser um processo coletivo, e, nesse sentido, interessa a toda comunidades escolar, inclusive à equipe gestora.
Nessa perspectiva, o objetivo das práticas avaliativas é promover a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Os professores, certamente, não entrarão em classe para reprovar, mas para promover cada um dos alunos, e a escola como um todo deve oferecer as condições para que isso aconteça. A promoção do aluno, porém, não se identifica com aprovação automática, tão questionada pelos prejuízos que têm causado aos estudantes da rede pública de ensino, provocando a exclusão social. A promoção deve estar vinculada a uma aprendizagem efetiva e deve ser consequência de um trabalho pedagógico comprometido com a função social da escola. Isso significa trabalhar a favor do aluno, para que ele aprenda se torne competente, se torne um cidadão feliz, bem sucedido.

Nessa perspectiva a avaliação deve estar voltada para a aprendizagem do aluno (a aprovação é apenas uma consequência...) e para a sua inclusão nos processos escolares e na sociedade como ser ativo, autônomo, ético, informado, participante dos processos de produção e de melhoria social. Nesse caso, a avaliação será realizada para:
·     diagnosticar, ou seja, conhecer as condições de trabalho, as dificuldades e possibilidades do aluno;
·     melhorar as condições e subsidiar o curso da ação didática a cada etapa do processo, ou seja, corrigir distorções, indicar possibilidades, modificar estratégias;
·    tomar decisões referentes à necessária intervenção pedagógica (mudar materiais didáticos, rever metodologia, apoiar alunos com dificuldades etc).
Assim, somente tendo clareza sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, poderão todos – gestores, professores, alunos e pais - dar um novo significado ao processo de avaliação, contribuindo, assim, para o cumprimento da função social da escola pública.



Espero que esse material ajude na hora de estar avaliando seu aluno, e lembre-se sempre, que a avaliação é um processo que deve ser constante amplo e sistematizado dentro da sala de aula, deve-se começar avaliar e conhecer o seu aluno desde o inicio do ciclo, e avaliar um aluno é sim comparar a melhora em seu desempenho e ascensão de conhecimento escolar, mas comparar a ele mesmo e a suas realizações e conquistas e nunca comparar um aluno com o outro, pois cada um tem seu tempo e sua maneira de aprender.
By: Larissa de Quadros.

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