Pessoal fica aqui algumas atividades de alfabetização para sugestões
OBJETIVOS: reconhecer as letras que compõe seu
nome.
MATERIAIS: atividade impressa, lápis e
borracha.
PROCEDIMENTO:
- Ler o texto
junto com os alunos:
a)
Pinte as letras que tem em seu nome.
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
G
|
H
|
I
|
J
|
K
|
L
|
M
|
N
|
O
|
P
|
Q
|
R
|
S
|
T
|
U
|
V
|
W
|
X
|
Y
|
Z
|
|
b)
Agora escreva seu nome em seu caderno.
c)
Quantas letras têm seu nome?
|
d)
Qual é a última letra do seu nome?
|
ATIVIDADE
02: “OBSERVE A CENA”.
OBJETIVO: formar frases.
MATERIAIS: atividade impressa, lápis,
borracha, caderno.
PROCEDIMENTO:
® Mostrar
a imagem:
® Observe
a cena e troque ideias com os colegas.
® Agora
escreva em seu caderno, frases sobre a cena acima.
ATIVIDADE
03: “CAÇA PALAVRAS”
OBJETIVOS: trabalhar a escrita
MATERIAIS: atividade impressa.
PROCEDIMENTO:
® Circule,
no caça palavras, seis nomes de flores.
M
|
A
|
R
|
G
|
A
|
R
|
I
|
D
|
A
|
Q
|
C
|
R
|
A
|
V
|
O
|
V
|
M
|
U
|
U
|
J
|
A
|
S
|
M
|
I
|
M
|
G
|
T
|
Q
|
R
|
O
|
S
|
A
|
F
|
N
|
L
|
M
|
V
|
I
|
O
|
L
|
E
|
T
|
A
|
Q
|
N
|
M
|
L
|
Í
|
R
|
I
|
O
|
F
|
V
|
B
|
® Escreva
os nomes que descobriu em seu caderno.
® Você
sabia que há algumas pessoas com nomes de flores? Algmas se chamam Rosa,
Violeta, Margarida...Você conhece pessoas com nomes de flores? Quem?
ATIVIDADE 04: “PALAVRAS”
OBJETIVOS: trabalhar a relação ‘M’ antes
de‘P’ e ‘B’.
MATERIAIS: revistas, tesouras, cola e caderno;
PROCEDIMENTO:
® Recortar
de revistas ou jornais, palavras que tenham o M antes de P e B e colar no
caderno;
® Recorte
e cole as palavras abaixo no lugar certo:
1- JUSSARA
COMEU A ______________.
2- O
______________ APAGOU O FOGO.
3- A
_______________ DA PANELA CAIU.
4- O
_______________ DE FUTEBOL ESTÁ MOLHADO.
5- LUCAS
PEGOU _____________________.
EMPADA
|
TAMPA
|
CAMPO
|
SARAMPO
|
BOMBEIRO
|
ATIVIDADE 05: “JOGO DAS FRASES”
OBJETIVOS: formar frases, identificar começo,
meio e fim de uma frase;
MATERIAIS: papel colorido, saquinho ou
envelope;
PROCEDIMENTO:
® Escrever
frases em tiras de papel colorido, sendo cada frase de uma cor;
® Recortar
as palavras e colocá-las no saquinhos, embaralhadas;
® Cada
aluno deve retirar do saquinho uma palavra;
® Após
o sinal do professor os alunos devem encontrar o coleguinha que tenha a ficha
da mesma cor, para juntos formarem a frase;
® Ganha
o grupo que formar a frase corretamente por primeiro;
Ex:
O
|
CAMPO
|
ESTÁ
|
FLORIDO.
|
ATIVIDADE 06: “QUAL É O SEGREDO?”
OBJETIVOS: trabalhar a separação de sílabas
de uma forma dinâmica.
MATERIAIS: envelopes que contenham as palavras
abaixo separadas em sílabas.
PROCEDIMENTO:
® Dividir
os alunos em grupo;
® Cada
grupo recebe um envelope contendo as mesmas palavras separadas em sílabas;
® Ao
sinal do professor, o grupo abrirá o envelope;
® Os
alunos devem descobrir o segredo e formar palavras. Somente o professor saberá
que as palavras;
® Vence
a equipe que descobrir o segredo e formar todas as palavras primeiro, mesmo que
com a sílaba exista a possibilidade de formar outras palavras.
DE
|
TE
|
ON
|
DA
|
PEN
|
TE
|
TIN
|
TA
|
NA
|
JO
|
LEN
|
ÇO
|
NA
|
ZOL
|
MUN
|
DO
|
BAN
|
CO
|
BRIN
|
CO
|
LIN
|
DO
|
PA
|
TO
|
DO
|
EN
|
TE
|
|
BY:
Jocilene Mucke
Nenhum comentário:
Postar um comentário