quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Pessoal fica aqui algumas atividades de alfabetização para sugestões 

 ATIVIDADE 01: “MEU NOME”.
OBJETIVOS: reconhecer as letras que compõe seu nome.
MATERIAIS: atividade impressa, lápis e borracha.
PROCEDIMENTO:
  1. Ler o texto junto com os alunos:
Caixa de texto: NAS LETRAS DO ABC
QUE VÃO DE A ATÉ Z, 
VOU AGORA PROCURAR
AS LETRAS DE QUE VOU PRECISAR
PARA O MEU NOME FORMAR.






a)    Pinte as letras que tem em seu nome.
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z


b)    Agora escreva seu nome em seu caderno.

c)    Quantas letras têm seu nome?


d)    Qual é a última letra do seu nome?



ATIVIDADE 02: “OBSERVE A CENA”.
OBJETIVO: formar frases.
MATERIAIS: atividade impressa, lápis, borracha, caderno.
PROCEDIMENTO:
®    Mostrar a imagem:


®    Observe a cena e troque ideias com os colegas.
®    Agora escreva em seu caderno, frases sobre a cena acima.









ATIVIDADE 03: “CAÇA PALAVRAS”
OBJETIVOS: trabalhar a escrita
MATERIAIS: atividade impressa.
PROCEDIMENTO:
®    Circule, no caça palavras, seis nomes de flores.
M
A
R
G
A
R
I
D
A
Q
C
R
A
V
O
V
M
U
U
J
A
S
M
I
M
G
T
Q
R
O
S
A
F
N
L
M
V
I
O
L
E
T
A
Q
N
M
L
Í
R
I
O
F
V
B

®    Escreva os nomes que descobriu em seu caderno.
®    Você sabia que há algumas pessoas com nomes de flores? Algmas se chamam Rosa, Violeta, Margarida...Você conhece pessoas com nomes de flores? Quem?

ATIVIDADE 04: “PALAVRAS”
OBJETIVOS: trabalhar a relação ‘M’ antes de‘P’ e ‘B’.
MATERIAIS: revistas, tesouras, cola e caderno;
PROCEDIMENTO:
®    Recortar de revistas ou jornais, palavras que tenham o M antes de P e B e colar no caderno;
®    Recorte e cole as palavras abaixo no lugar certo:
1-    JUSSARA COMEU A ______________.
2-    O ______________ APAGOU O FOGO.
3-    A _______________ DA PANELA CAIU.
4-    O _______________ DE FUTEBOL ESTÁ MOLHADO.
5-    LUCAS PEGOU _____________________.
EMPADA
TAMPA
CAMPO
SARAMPO
BOMBEIRO


ATIVIDADE 05: “JOGO DAS FRASES”
OBJETIVOS: formar frases, identificar começo, meio e fim de uma frase;
MATERIAIS: papel colorido, saquinho ou envelope;
PROCEDIMENTO:
®    Escrever frases em tiras de papel colorido, sendo cada frase de uma cor;
®    Recortar as palavras e colocá-las no saquinhos, embaralhadas;
®    Cada aluno deve retirar do saquinho uma palavra;
®    Após o sinal do professor os alunos devem encontrar o coleguinha que tenha a ficha da mesma cor, para juntos formarem a frase;
®    Ganha o grupo que formar a frase corretamente por primeiro;
Ex:
O
CAMPO
ESTÁ
FLORIDO.


ATIVIDADE 06: “QUAL É O SEGREDO?”
OBJETIVOS: trabalhar a separação de sílabas de uma forma dinâmica.
MATERIAIS: envelopes que contenham as palavras abaixo separadas em sílabas.
PROCEDIMENTO:
®    Dividir os alunos em grupo;
®    Cada grupo recebe um envelope contendo as mesmas palavras separadas em sílabas;
®    Ao sinal do professor, o grupo abrirá o envelope;
®    Os alunos devem descobrir o segredo e formar palavras. Somente o professor saberá que as palavras;
®    Vence a equipe que descobrir o segredo e formar todas as palavras primeiro, mesmo que com a sílaba exista a possibilidade de formar outras palavras.
DE
TE
ON
DA
PEN
TE
TIN
TA
NA
JO
LEN
ÇO
NA
ZOL
MUN
DO
BAN
CO
BRIN
CO
LIN
DO
PA
TO
DO
EN
TE




BY: Jocilene Mucke

Nenhum comentário:

Postar um comentário