Algumas dinâmicas/atividades sobre Bullying
1 - Dramatização
Utilize o teatro em
sala de aula. Divida os alunos em grupos e motive os grupos a criarem uma
dramatização sobre Bullying e Violência Escolar. Direcione os trabalhos para
que as turmas criem duas versões, uma positiva e outra negativa. A cada
apresentação, convide a turma a discutir sobre a apresentação, analisando os
personagens e o contexto da dramatização.
2-
Teatro de Fantoche
Utilizando os Bonecos
de Fantoches, que podem ser confeccionados pela própria turma em uma aula de
artes. Incentive a turma a através dos fantoches criarem histórias de BUllying.
Direcione os trabalhos para que as turmas criem duas versão, uma positiva e
outra negativa. A cada apresentação, convide a turma a discutir sobre a
apresentação, analisando os personagens e o contexto da apresentação.
3- Paródia
Paródia é uma imitação
cômica de uma obra literária. Após falar sobre Bullying, discutir as causas,
quem é a vitima, o agressor e outras questões teóricas importantes. Divida a
turma em grupos, e incentive cada grupo escolher uma música e criarem uma
parodia contra o Bullying. Para finalizar a atividade, poderá ser criado um
concurso de paródias e coreografias contra o Bullying na própria turma ou na
escola.
4-
Júri Simulado
Explique a turma o que
é um julgamento, como ocorre e quem compõe uma audiência de julgamento publico.
Uma excelente atividade para discutir a Violência no Contexto Escolar e o
Bullying. Segue a explicação da dinâmica Júri Simulado
Objetivos:
1- Estudar e debater um tema, levando todos os participantes do grupo se envolverem e tomar uma posição.
2- Exercitar a expressão e o raciocínio.
3- Desenvolver o senso crítico:
Participantes: (Funções)
Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.
Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas
pelo advogado de acusação.
Testemunhas: Falam a
favor ou contra o réu ou ré, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em
evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituído por número impar:(3, 5 ou 7)
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o juri, acompanham em silêncio.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituído por número impar:(3, 5 ou 7)
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o juri, acompanham em silêncio.
Passos:
1-Coordenador apresenta o assunto e a
questão a ser trabalhada.
2-Orientação para os participantes.
3- Preparação para o júri.
4- Juiz abre a sessão.
5- Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta).
6- Advogado de defesa, defende o réu ou a ré.
7- Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
8- Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
9- Advogado de defesa, retoma a defesa.
10- Intervenção da testemunha de defesa.
11- Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
12- O público, avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
13- Leitura e justificativa da sentença pelo juiz.
3- Preparação para o júri.
4- Juiz abre a sessão.
5- Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta).
6- Advogado de defesa, defende o réu ou a ré.
7- Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
8- Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
9- Advogado de defesa, retoma a defesa.
10- Intervenção da testemunha de defesa.
11- Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
12- O público, avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
13- Leitura e justificativa da sentença pelo juiz.
5-Elaborando uma
Reportagem
A pauta: o roteiro da reportagem
Pensar e elaborar uma
boa pauta é o começo de qualquer boa reportagem jornalística. Ela é o guia, o
roteiro, o briefing que vai orientar o repórter em seu trabalho. A pauta é a
solicitação, por parte do pauteiro, do trabalho que ele deseja que o repórter
execute.Costumo dizer aos meus alunos que quando o trabalho de apuração da
informação é feito por apenas uma pessoa, e não há as figuras do pauteiro, do
repórter, do editor etc., mas todo trabalho é feito por apenas uma pessoa, ao
em vez de pauta, podemos falar em um roteiro pessoal para o trabalho de
reportagem.
Ao contrário do que se
pensa, deve haver um cuidado muito grande na hora de preparar a pauta ou o
roteiro de reportagem. Além de pensar bem o que se quer dizer no texto e a
maneira como se quer falar, é preciso criatividade e estar bem informado sobre
o assunto que se quer escrever.Além disso, vale lembrar que a pauta ou o
roteiro não devem ser uma camisa de força. Se, por um lado, o repórter deve
segui-los com precisão, por outro, em alguns momentos, deve abandonar sua
rigidez e apostar na sua sensibilidade, no seu ‘faro’. Enfim, na hora de
elaborar a pauta ou o roteiro da reportagem:
1. Deixe claro, no
início da pauta, a retranca, ou seja, o assunto de que deverá tratar a
reportagem.
2. Pesquise sobre o
assunto: anote dados que você acha relevantes e que já estão disponíveis em
algum lugar. Hoje em dia, além dos jornais, a internet e sites de busca como o
Google e o Yahoo são boas fontes para essa primeira etapa do trabalho;
3. Em seguida, aponte os elementos a serem problematizados. Esclareça para o repórter– no caso de estar elaborando uma pauta – ou para você mesmo – em se tratando de um roteiro –, o que a matéria vai acrescentar às informações já disponíveis;
4. A seguir, indique
fontes a serem ouvidas, ou seja; as pessoas que podem ser entrevistadas sobre o
assunto. Sugira as possíveis perguntas a serem feitas pelo repórter e, por fim,
anote nomes e, na medida do possível, e-mails e telefones das fontes. Neste
ponto, lembre-se que nem sempre apenas as autoridades são ouvidas. Sugira
também entrevistas com pessoas do povo, e aí nem sempre você precisa citar
nomes;
5. Se você dispuser de
equipamento fotográfico, não deixe de sugerir ou roteirizar fotos e imagens que
devem, junto com o texto, ilustrar o trabalho;
6. No final, indique o
número de laudas que o repórter tem para escrever. Isso é importante, pois é
uma forma de garantir que não vai faltar nem sobrar texto. Uma lauda, para quem
ainda não tem familiaridade com a linguagem jornalística, corresponde a um
conjunto de 1400 (mil e quatrocentos) caracteres contados os espaços. Uma
matéria jornalística de um tamanho razoável tem, em média, duas laudas.
Com as dicas acima, a
sua pauta ou roteiro estão prontos e o seu repórter ou você estará mais
habilitado a fazer o trabalho de campo: a reportagem. Veja no exemplo de pauta
a seguir como podem ficar os seis tópicos de que falamos acima e depois tente
elaborar a sua pauta. Sucesso!
Fontes:
http://www.escoladominical.net/forum/viewtopic.php?f=2&t=888
http://silvanosulzarty.blogspot.com.br/2011/04/5-sugestoes-de-atividadesdinamicas-para.html
By:
DANIELA BORTOLINI
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