PLANO
DE UNIDADE – MEIO AMBIENTE
Instituição: Escola
Municipal Juvenal Cardoso
Eixos a serem trabalhados:
Movimento, linguagem, matemática, música, artes visuais.
Unidade: Meio Ambiente
Série: 1º ano
Horas-aula: 25 horas
Estagiária: Soraya Copatti Hartwig
Objetivo Geral
·
- Auxiliar o educando a desenvolver a capacidade de percepção, apreciação e valorização da diversidade natural e adotar posturas de respeito ao meio ambiente.
Objetivos
Específicos
·
- Aprender o que é Meio Ambiente e a influência que ele exerce sobre as pessoas a fim de restabelecer a harmonia entre homem e natureza;
- · Conhecer as razões pelas quais foi alterado o meio ambiente, identificando as implicações para a vida humana;
- · Despertar a consciência pela preservação do meio ambiente;
- · Incentivar o cultivo de plantas e respeito pela natureza;
- · Demonstrar a relação do ser humano x natureza como indissociável;
- · Valorizar que pequenas ações geram grandes resultados.
1. Prática
Social Inicial
1.1 Conteúdo
·
O que é Meio Ambiente? Qual a importância da preservação
do meio ambiente para a vida humana?
1.2 Vivência
do Conteúdo
a) O
que os alunos já sabem sobre o conteúdo
O meio ambiente é formado
por animais, árvores, plantas, aves, seres humanos, rios, lagos, montanhas,
desmatamento.
b) O
que os alunos gostariam de saber a mais
·
Como se transforma o meio ambiente?
·
Por que os homens mudam o meio ambiente?
·
O lugar em que vivemos sempre foi assim?
2. Problematização
2.1 Discussão
sobre o conteúdo
·
Por que estudar esse conteúdo?
·
Ao derrubar a mata o homem altera o meio ambiente?
·
Como e por que o homem altera o meio
ambiente?
·
O que é preservar o meio ambiente/
2.2 Dimensões
do Conteúdo a serem trabalhadas
Conceitual:
O que é meio ambiente?
Histórica:
Esse meio ambiente sempre foi assim?
Econômica:
Por que o homem fez o desmatamento?
Social:
Quais conseqüências a destruição do meio ambiente traz para o homem?
Estética/afetiva:
Qual a importância da arborização no bairro e na cidade? Qual a importância dos
bosques e das flores? E quais benefícios
da preservação?
Religiosa:
Qual o compromisso do homem com a natureza? O que diz a Bíblia sobre o domínio
do homem para com o planeta?
Cultural:
Qual a diferença existente entre os habitantes da zona rural e da zona urbana?
Qual a visão do homem sobre o meio em que vive?
3. Instrumentalização
3.1 Ações
docentes e discentes.
·
Apresentação das experiências dos alunos
sobre o Meio Ambiente.
·
Observação e descrição do caminho de sua casa
até a escola.
·
Comparações entre diferentes plantas,
animais.
·
Colocar as crianças em contato com a natureza
através de um passeio.
·
Exposição do conteúdo pelo professor.
·
Debate sobre o desmatamento.
3.2 Recursos
humanos e materiais
Recursos humanos: Educador e
educandos
Materiais: Vídeos, revistas,
figuras, cartazes, músicas.
4. Catarse
4.1 Síntese
Mental do aluno
O
meio ambiente é composto por plantas, animais, pessoas, pássaros. É uma
formação natural, mas que foi modificada pela ação do homem com a intenção de
obter benefícios sociais, construindo uma cidade, colonizando, promovendo o
desenvolvimento.
É um
produto natural e humano-social, que precisamos cuidar através de boas ações
lutando contra o desmatamento e a destruição desnecessária.
4.2 Expressão
da Síntese:
·
Elaboração de um painel junto com os alunos.
5. Prática
Social Final do Conteúdo
5.1 Intenções
do aluno
·
Respeitar o meio ambiente;
·
Conhecer mais sobre a situação do meio
ambiente na sua cidade;
·
Compreender o comportamento das pessoas,
tendo em vista o lugar onde moram;
·
Saber o motivo que leva o homem a modificar o
meio em que vive.
5.2 Ações
do Educando
·
Plantar árvores;
·
Não jogar lixo no chão;
·
Reflexão sobre o desmatamento, formas de como
cuidar da natureza;
·
Debate em sala de aula sobre o meio ambiente.
Dica de projetos para trabalhar em sala de aula:
Toda criança tem direito de brincar com a terra, a areia, a água, a lama, as pedras...
Preservar também é coisa de criança!!!
By: Soraya Copatti Hartwig
Nenhum comentário:
Postar um comentário