quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Modelo de Plano de Unidade - Meio Ambiente para trabalhar em sala de aula com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.


PLANO DE UNIDADE – MEIO AMBIENTE

Instituição: Escola Municipal Juvenal Cardoso
Eixos a serem trabalhados: Movimento, linguagem, matemática, música, artes visuais.
Unidade: Meio Ambiente
Série: 1º ano
Horas-aula: 25 horas
Estagiária: Soraya Copatti Hartwig

Objetivo Geral
·        
  •   Auxiliar o educando a desenvolver a capacidade de percepção, apreciação e valorização da diversidade natural e adotar posturas de respeito ao meio ambiente.


Objetivos Específicos
·         
  •    Aprender o que é Meio Ambiente e a influência que ele exerce sobre as pessoas a fim de restabelecer a harmonia entre homem e natureza;
  • ·        Conhecer as razões pelas quais foi alterado o meio ambiente, identificando as implicações para a vida humana;
  • ·         Despertar a consciência pela preservação do meio ambiente;
  • ·         Incentivar o cultivo de plantas e respeito pela natureza;
  • ·         Demonstrar a relação do ser humano x natureza como indissociável;
  • ·         Valorizar que pequenas ações geram grandes resultados.


1.    Prática Social Inicial

1.1  Conteúdo

·         O que é Meio Ambiente? Qual a importância da preservação do meio ambiente para a vida humana?

1.2  Vivência do Conteúdo
a)    O que os alunos já sabem sobre o conteúdo

O meio ambiente é formado por animais, árvores, plantas, aves, seres humanos, rios, lagos, montanhas, desmatamento.

b)    O que os alunos gostariam de saber a mais

·         Como se transforma o meio ambiente?
·         Por que os homens mudam o meio ambiente?
·         O lugar em que vivemos sempre foi assim?

2.    Problematização
2.1  Discussão sobre o conteúdo

·         Por que estudar esse conteúdo?
·         Ao derrubar a mata o homem altera o meio ambiente?
·         Como e por que o homem altera o meio ambiente?
·         O que é preservar o meio ambiente/

2.2  Dimensões do Conteúdo a serem trabalhadas

Conceitual: O que é meio ambiente?
Histórica: Esse meio ambiente sempre foi assim?
Econômica: Por que o homem fez o desmatamento?
Social: Quais conseqüências a destruição do meio ambiente traz para o homem?
Estética/afetiva: Qual a importância da arborização no bairro e na cidade? Qual a importância dos bosques e das flores?  E quais benefícios da preservação?
Religiosa: Qual o compromisso do homem com a natureza? O que diz a Bíblia sobre o domínio do homem para com o planeta?
Cultural: Qual a diferença existente entre os habitantes da zona rural e da zona urbana? Qual a visão do homem sobre o meio em que vive?

3.    Instrumentalização

3.1  Ações docentes e discentes.

·         Apresentação das experiências dos alunos sobre o Meio Ambiente.
·         Observação e descrição do caminho de sua casa até a escola.
·         Comparações entre diferentes plantas, animais.
·         Colocar as crianças em contato com a natureza através de um passeio.
·         Exposição do conteúdo pelo professor.
·         Debate sobre o desmatamento.

3.2  Recursos humanos e materiais

Recursos humanos: Educador e educandos
Materiais: Vídeos, revistas, figuras, cartazes, músicas.

4.    Catarse
4.1  Síntese Mental do aluno

O meio ambiente é composto por plantas, animais, pessoas, pássaros. É uma formação natural, mas que foi modificada pela ação do homem com a intenção de obter benefícios sociais, construindo uma cidade, colonizando, promovendo o desenvolvimento.
É um produto natural e humano-social, que precisamos cuidar através de boas ações lutando contra o desmatamento e a destruição desnecessária.

4.2  Expressão da Síntese:

·         Elaboração de um painel junto com os alunos.

5.    Prática Social Final do Conteúdo

5.1  Intenções do aluno
·         Respeitar o meio ambiente;
·         Conhecer mais sobre a situação do meio ambiente na sua cidade;
·         Compreender o comportamento das pessoas, tendo em vista o lugar onde moram;
·         Saber o motivo que leva o homem a modificar o meio em que vive.

5.2  Ações do Educando
·         Plantar árvores;
·         Não jogar lixo no chão;
·         Reflexão sobre o desmatamento, formas de como cuidar da natureza;
·         Debate em sala de aula sobre o meio ambiente.


Dica de projetos para trabalhar em sala de aula:




Toda criança tem direito de brincar com a terra, a areia, a água, a lama, as pedras...

                                  Preservar também é coisa de criança!!!



By: Soraya Copatti Hartwig





Nenhum comentário:

Postar um comentário