quarta-feira, 31 de outubro de 2012


         Olá Professores, hoje vamos falar um pouco sobre as tecnologias na educação. Mas antes disso precisamos entender o que são tecnologias, tecnologias não são apenas mídias digitais, pois quando falamos em tecnologias vem logo à cabeça computadores internet e etc... Porem livros, automóveis tudo aquilo criado e transformado pelo homem são tecnologias, pois não são encontrados prontos na natureza o homem com sua subjetividade transforma a natureza em ferramentas e utensílios, que facilitam a nossa vida, objetos que necessitamos.
            Mas computadores, internet tudo isso também é tecnologia, e nos necessitamos delas para poder estar sintonizados com o mundo, ligados nas evoluções. A sala de aula é um dos lugares geradores de conhecimentos, por isso é necessário o seu uso, tanto para que se possa saber usar essas tecnologias e ferramentas, quanto usar com responsabilidade e segurança.
          Mas o professor não deve se tornar refém da falsa comodidade que o uso constante das tecnologias proporciona, é preciso que o professor saiba medir seu uso, e principalmente utilizar os recursos certos para cada idade, para cada região, enfim para cada situação, pois cada educando aprende de uma maneira diferente, e essas varias faces do conhecimento sempre combina com alguma forma de tecnologia humana, digital ou não.



Segue abaixo um texto de José Manuel Moran, que fala um pouco dessas tecnologias em sala de aula:

Novos desafios na educação
A Internet na educação presencial e virtual.

...o que é educar. A questão fundamental não é a tecnológica. As tecnologias podem nos ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um de nós, isto é, o conhecimento. Hoje nós temos inúmeras informações e um conhecimento bem menor, porque estas nos escapam, estão soltas, não sabemos reorganizá-las. O conhecimento é isso. Além de gerenciar a informação, é importante aprender a gerenciar também sentimentos, afetos, todo o universo das emoções. Educar é um processo complexo, não é somente ensinar ideias, é ensinar também a lidar com toda essa gama de sensações, emoções que nos ajudem a nos equilibramos e a viver com confiança. O professor que tem uma atitude de equilíbrio e que inspira confiança ajuda muito os seus alunos a evoluir no processo de aprendizagem...
...Outro desafio é integrar as tecnologias em projetos pedagógicos, inovadores e participativos. Aqui também, o mundo das tecnologias envolve muitos grupos empresariais que querem ganhar dinheiro, que só querem vender, que vendem tudo como solução. A tecnologia nos ajuda, mas também nos complica. Tem um lado que nos favorece e um lado que nos controla: essas câmeras que eles colocam nas grandes cidades que servem para observar o trânsito e também para vigiar os cidadãos, para controle dos movimentos sociais. Temos também muitas ambiguidades no uso das tecnologias. Então, como sociedade nós avançamos muito sob o ponto de vista tecnológico. Dizia Arnold Toynbee que, tecnologicamente, somos como que deuses, enquanto do ponto de vista humano, ainda somos como primatas. Isso não acontece só no Terceiro Mundo. As guerras mais cruéis, os grandes genocídios do século XX aconteceram na Europa avançada, na Europa refinada, na Europa cheia de museus e de história.
Nunca tivemos tanta informação disponível, tantas tecnologias, mas nunca tivemos também tanta dificuldade de comunicação. Comunicar significa interagir de verdade, todos nós que estamos envolvidos no processo.

Também um vídeo que é voltado para professores de língua estrangeira, mas que serve para todos nós professores:



Espero que este material sirva para que possamos pensar em nossas ações didáticas, e nossa postura como educadores perante o desafio de educar, e educar na atualidade com tantos recursos e ferramentas tecnológicas.            
Além dos nossos próprios educandos que cada vez mais cedo tem acesso a essas tecnologias digitais, tornando o papel do educador ainda mais desafiador, manter a atenção desses educandos mais exigentes com a metodologia que o educador escolhe utilizar.

By: Larissa de Quadros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário