DIFICULDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS NAS SALAS DE AULA
O uso de tecnologias nas salas de
aula apresenta muitas dificuldades, como a própria falta delas em muitas
escolas do nosso Brasil, ou, a pouca quantidade em que são oferecidas
dificultando o trabalho dos professores.
Mas, a maior delas pode ser ainda
a falta de conhecimento dos profissionais da área educativa que muitas vezes
estão a anos dentro das salas de aula e não evoluíram como as tecnologias,
ficaram estagnados no tempo em seus conhecimentos cotidianos, sem
especializar-se, estudar, aprofundar-se nos assuntos da tecnologia. Essa falta
de conhecimento provoca a não utilização desses materiais que acabam servindo
de enfeite na escola e ficam lá apenas pegando pó.
“ Os professores devem ser capacitados, precisam ser capacitados e são a mola mestra para o sucesso de implantação desses recursos no ambiente educacional. O professor jamais será substituído pelo computador o que ocorrerá é uma mudança de postura em relação ao processo ensino-aprendizagem (...)” (TAJRA, 2000, p.97)
Outra dificuldade pode ser a
falta de entusiasmo de muitos professores que não se importam se os alunos vão
aprender mais utilizando esses recursos ou não, eles preferem utilizar seu
caderno amarelinho, envelhecido pelos anos, com suas aulas tradicionais, suas
cartilhas, ensinando e desejando que seus alunos aprendam a matéria tal qual a
forma em que foi ensinada.
“Para nós, professores, essa mudança de atitude não é fácil. Estamos
acostumados e sentimo-nos mais seguro com o nosso papel de tradicional de
comunicar ou transmitir algo que conhecemos muito bem. Sair dessa posição,
entrar em diálogo direto com os alunos, correr o risco de ouvir uma pergunta
para a qual no momento talvez não resposta, e propor aos alunos que pesquisemos
juntos para buscarmos a resposta – tudo isso gera um grande desconforto e uma
grande insegurança.”(MOSETTO, 2000, p.142)
Algumas soluções que podem ser
propostas para superar essas dificuldades: especializar os professores,
ensiná-los a lidar com as novidades, mostrar como se usam, quais as finalidades
dessas tecnologias no meio educativo, mostrar o quanto são importantes e
significativas para a aprendizagem dos alunos, e motivá-los a usar como recurso
auxiliar.
“A inclusão das tecnologias de informação e comunicação ajudam
eficazmente o aprendizado, porém exigem um planejamento e aplicação
competentes; como material de apoio constituem-se de uma extraordinária
ferramenta de ensino.” (SANT’ANNA e SANT’ANNA, 2004, p.16).
Como educadores exercemos muita
influência na vida de nossos alunos, desta forma, não podemos ensinar de
qualquer jeito, é preciso estar comprometidos com a responsabilidade que
assumimos perante a educação e perante nossos alunos. Ensinar e ensinar bem,
com prazer, qualidade e dedicação.
Referências:
SANT’ANNA, Ilza
Martins. SANT’ANNA, Victor Martins. Recursos
educacionais para o ensino: quando e por quê? – Petrópolis, RJ :
Vozes, 2004.
TAJRA, Sanmya
Feitosa, Informática
na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade / São
Paulo: Érica, 2000.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.;
BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação
pedagógica. –
Campinas, SP: Papirus,
2000.
by: Luciane Malacarne
Lucky 15 Casino: $750 FREE + $500 Bonus! - JT Hub
ResponderExcluirLucky 15 Casino is now offering a 100% 부산광역 출장샵 deposit 구리 출장샵 match bonus up to $50. Get $750 경상북도 출장샵 in free games. 충주 출장안마 Lucky 15 Casino is a small sportsbook, 김제 출장마사지 sportsbook and Rating: 4.4 · Review by JT Hub