segunda-feira, 29 de outubro de 2012

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

DIFICULDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS NAS SALAS DE AULA

               O uso de tecnologias nas salas de aula apresenta muitas dificuldades, como a própria falta delas em muitas escolas do nosso Brasil, ou, a pouca quantidade em que são oferecidas dificultando o trabalho dos professores.
               Mas, a maior delas pode ser ainda a falta de conhecimento dos profissionais da área educativa que muitas vezes estão a anos dentro das salas de aula e não evoluíram como as tecnologias, ficaram estagnados no tempo em seus conhecimentos cotidianos, sem especializar-se, estudar, aprofundar-se nos assuntos da tecnologia. Essa falta de conhecimento provoca a não utilização desses materiais que acabam servindo de enfeite na escola e ficam lá apenas pegando pó. 

             “ Os professores devem ser capacitados, precisam ser capacitados e são a mola mestra para o sucesso de implantação desses recursos no ambiente educacional. O professor jamais será substituído pelo computador o que ocorrerá é uma mudança de postura em relação ao processo ensino-aprendizagem (...)” (TAJRA, 2000, p.97)


               Outra dificuldade pode ser a falta de entusiasmo de muitos professores que não se importam se os alunos vão aprender mais utilizando esses recursos ou não, eles preferem utilizar seu caderno amarelinho, envelhecido pelos anos, com suas aulas tradicionais, suas cartilhas, ensinando e desejando que seus alunos aprendam a matéria tal qual a forma em que foi ensinada.
               “Para nós, professores, essa mudança de atitude não é fácil. Estamos acostumados e sentimo-nos mais seguro com o nosso papel de tradicional de comunicar ou transmitir algo que conhecemos muito bem. Sair dessa posição, entrar em diálogo direto com os alunos, correr o risco de ouvir uma pergunta para a qual no momento talvez não resposta, e propor aos alunos que pesquisemos juntos para buscarmos a resposta – tudo isso gera um grande desconforto e uma grande insegurança.”(MOSETTO, 2000, p.142)
               Algumas soluções que podem ser propostas para superar essas dificuldades: especializar os professores, ensiná-los a lidar com as novidades, mostrar como se usam, quais as finalidades dessas tecnologias no meio educativo, mostrar o quanto são importantes e significativas para a aprendizagem dos alunos, e motivá-los a usar como recurso auxiliar.
               “A inclusão das tecnologias de informação e comunicação ajudam eficazmente o aprendizado, porém exigem um planejamento e aplicação competentes; como material de apoio constituem-se de uma extraordinária ferramenta de ensino.” (SANT’ANNA e SANT’ANNA, 2004, p.16).
               Como educadores exercemos muita influência na vida de nossos alunos, desta forma, não podemos ensinar de qualquer jeito, é preciso estar comprometidos com a responsabilidade que assumimos perante a educação e perante nossos alunos. Ensinar e ensinar bem, com prazer, qualidade e dedicação.

Referências: 

SANT’ANNA, Ilza Martins. SANT’ANNA, Victor Martins. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê? – Petrópolis, RJ : Vozes, 2004. 

TAJRA, Sanmya Feitosa, Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade / São Paulo: Érica, 2000.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. – Campinas, SP: Papirus, 2000.

by: Luciane Malacarne


Um comentário:

  1. Lucky 15 Casino: $750 FREE + $500 Bonus! - JT Hub
    Lucky 15 Casino is now offering a 100% 부산광역 출장샵 deposit 구리 출장샵 match bonus up to $50. Get $750 경상북도 출장샵 in free games. 충주 출장안마 Lucky 15 Casino is a small sportsbook, 김제 출장마사지 sportsbook and  Rating: 4.4 · ‎Review by JT Hub

    ResponderExcluir