Atividades Lúdicas
Seguem algumas sugestões que
poderão auxiliar o professor no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela.
Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma
de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar
materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas,
caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de
que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.
Caminho
Colorido: com folhas de papel pardo,
faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É
uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.
Toca
do Coelho: Dispor bambolês no pátio da
escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do
bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando
duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.
De
onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume
em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão
descobrir de onde vem o cheiro.
Dentro
e Fora: Fazer uma forma geométrica
bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço.
Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá
pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena
eles irão ficar apertados.
Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as
crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente.
O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais
longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.
Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular
dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem
consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.
Que
som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar
os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais,
latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.
Caixa
Surpresa: Com uma caixa de papelão
encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais
enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai
fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.
Pega-Pega
Diferente:
Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores
diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e
a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo
que tiver mais pessoas que não foram pegas.
FONTE: http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/dez-jogos-brincadeiras-para-educacao-infantil.htm
A atividade lúdica para a
criança, além de prazerosa, sempre tem um caráter exploratório,
possibilitando o exercício corporal, o treino do ritmo, harmonia e desenvoltura
corporal. A criança se reconhece enquanto agente de seu espaço.
Segue
abaixo algumas atividades que contribuem para o desenvolvimento da coordenação
motora ampla, indicado para crianças de até 6 anos:
1. andar livremente, batendo palmas;
2. andar para frente;
3. andar de costas;
4. andar com as mão na cabeça ou na cintura;
5. andar na ponta dos pés;
6. andar encostando um pé à frente do outro;
Estes requerem a discriminação visual:
7. andar sobre diferentes tipos de linhas traçadas no chão
(retas e curvas) ou sobre o contorno de figuras geométricas;
8. andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no
chão;
Agora, também, a discriminação auditiva:
9. andar procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar
do mais lento ao mais rápido (utilizar palmas, batidas do pé, músicas etc para
marcar o ritmo);
10. andar aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo em
estímulo auditivo (música,por exemplo); cessando o estímulo, as duplas ou trios
param. Repetir várias vezes.
REFERÊNCIAS:
FONTE:
RIZZI, L e HAYDT, RC. Atividades Lúdicas na Educação da criança. SP: Ática, 2007.
http://casadainfancia.spaceblog.com.br/r6204/recreacao/
BY: SORAYA COPATTI HARTWIG
Nenhum comentário:
Postar um comentário