AVALIAÇÃO
A avaliação é uma ferramenta
extremamente importante no processo de ensino aprendizagem. Através dela, os
professores podem perceber se sua metodologia de trabalho foi eficaz e garantiu
o aprendizado dos alunos, ou, se é necessário retomar os conteúdos de outra
forma para garantir o sucesso do aluno.
Para OLIVEIRA (2002, p. 253) “A
avaliação do desenvolvimento infantil deve atuar como recurso para auxiliar o
progresso das crianças”.
A autora destaca ainda que:“A avaliação educacional
requer um olhar sensível e permanente do professor para compreender as crianças
e responder adequadamente ao “aqui-e-agora” de cada situação. Perpassa todas as
atividades, mas não se confunde com aprovação/reprovação. Sua finalidade não é
excluir, mas exatamente o contrário: incluir as crianças no processo
educacional e assegurar-lhes êxito em sua trajetória por ele”.
A
avaliação realmente não tem a finalidade de excluir ninguém do processo
educativo, mas, muitas vezes ela é utilizada de maneira errada e acaba sim
excluindo aqueles que não conseguiram acompanhar o conteúdo e selecionando os
melhores, os que se destacam e tiram as melhores notas nas provas.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil (1998, vol. 1, p. 59) a avaliação deve ser entendida: “(...) como um
conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de
aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas
crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao
professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que
gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar,
orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo”.
Ela deve ser processual e auxiliar no processo de
aprendizagem, fortalecendo a autoestima das crianças, ao invés de
desestimulá-las, promovendo sentimento de impotência e fracasso.
A avaliação permite que as crianças acompanhem suas conquistas,
dificuldades e possibilidades frente ao processo educativo. Deve ocorrer de
forma sistemática e contínua promovendo a melhoria da educação.
REFERÊNCIAS:
Referencial curricular nacional para a
educação infantil / Ministério da
Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF,
1998.
OLIVEIRA,
Zilma Ramos de. Educação Infantil:
fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
ASSISTA TAMBÉM AO VÍDEO SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR: http://www.youtube.com/watch?v=V7pX5U0zIB8
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By: Luciane Malacarne
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