segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Avaliação escolar



AVALIAÇÃO

          A avaliação é uma ferramenta extremamente importante no processo de ensino aprendizagem. Através dela, os professores podem perceber se sua metodologia de trabalho foi eficaz e garantiu o aprendizado dos alunos, ou, se é necessário retomar os conteúdos de outra forma para garantir o sucesso do aluno.
          Para OLIVEIRA (2002, p. 253) “A avaliação do desenvolvimento infantil deve atuar como recurso para auxiliar o progresso das crianças”. A autora destaca ainda que:“A avaliação educacional requer um olhar sensível e permanente do professor para compreender as crianças e responder adequadamente ao “aqui-e-agora” de cada situação. Perpassa todas as atividades, mas não se confunde com aprovação/reprovação. Sua finalidade não é excluir, mas exatamente o contrário: incluir as crianças no processo educacional e assegurar-lhes êxito em sua trajetória por ele”.
            A avaliação realmente não tem a finalidade de excluir ninguém do processo educativo, mas, muitas vezes ela é utilizada de maneira errada e acaba sim excluindo aqueles que não conseguiram acompanhar o conteúdo e selecionando os melhores, os que se destacam e tiram as melhores notas nas provas.

            Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, vol. 1, p. 59) a avaliação deve ser entendida: “(...) como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo”.

            Ela deve ser processual e auxiliar no processo de aprendizagem, fortalecendo a autoestima das crianças, ao invés de desestimulá-las, promovendo sentimento de impotência e fracasso.
            A avaliação permite que as crianças acompanhem suas conquistas, dificuldades e possibilidades frente ao processo educativo. Deve ocorrer de forma sistemática e contínua promovendo a melhoria da educação.


REFERÊNCIAS:
Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.


ASSISTA TAMBÉM AO VÍDEO SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR: http://www.youtube.com/watch?v=V7pX5U0zIB8

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By: Luciane Malacarne

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