Veja a charge a seguir:
Com ela podemos analisar que o menino fica indignado com a nota que tirou, e ainda reclama para Mafalda que a professora não deveria ter lhe dado nota baixa, pois ele é um freguês da escola, ou seja, vai todos os dias para a escola e ainda tem que enfrentar as notas baixas que a professora lhe dá.
Segundo Ana Maria Avela Saul, a Avaliação educacional acontece em três momentos, como ela mesma nos diz, o texto está dividido em três partes:
No primeiro momento, temos a: Trajetória histórica da avaliação educacional, o qual ela nos relata que: "A avaliação é uma constante em nosso
dia-a-dia. Não aquela que fazemos ou que estamos comprometidos a fazer quando
nos encontramos na Escola, mas um outro tipo, como aquele em que avaliamos
impressões e sentimentos. (...) É assim que, nas interações cotidianas, em
casa, em nossa trajetória profissional, durante o lazer, a avaliação sempre se
faz presente e inclui um julgamento de valor sobre nós mesmos, sobre o que
estamos fazendo, sobre o resultado de trabalhos.
Na ação escolar, a avaliação incide sobre ações ou sobre objetos específicos -
no caso, o aproveitamento do aluno ou nosso plano de ação."
"Trazemos ainda uma forte marca norte-americana nas formas de trabalho, nos livros-texto, nas programações, nas ações de alteração curricular e, conseqüentemente, nas formas de avaliação."
"Vários autores conseguiram teorizar o cotidiano e a prática social, mostrando que as escolas possuem dentro delas, e a sociedade também, formas de resistência, no sentido de se oporem e recriarem a ideologia."
"Trazemos ainda uma forte marca norte-americana nas formas de trabalho, nos livros-texto, nas programações, nas ações de alteração curricular e, conseqüentemente, nas formas de avaliação."
"Vários autores conseguiram teorizar o cotidiano e a prática social, mostrando que as escolas possuem dentro delas, e a sociedade também, formas de resistência, no sentido de se oporem e recriarem a ideologia."
Em segundo momento a autora aborda o tema: Relação entre avaliação da aprendizagem e
processo pedagógico "Os professores não estão satisfeitos (salvo
exceções) com a avaliação que fazem. Querem melhorar o processo de avaliação e,
mais ainda, consideram que mudando a avaliação melhora-se a qualidade de
ensino."
"Porque a avaliação é intrinsecamente ligada ao processo pedagógico que
nós estamos desenvolvendo. A avaliação faz parte desse processo, mas não
podemos fazer o caminho inverso - ter a crença de que mudando o processo de
avaliação, exclusivamente, melhora-se a qualidade da Educação."
"A avaliação deve ser melhorada sim, mas dentro do conjunto das práticas educativas do qual ela faz parte. Sem isto, não tem sentido trabalhar especificamente sobre a avaliação."
"A avaliação está-se tornando o centro da aula, em torno do qual tudo gira. Só que em vez de centralizar a ação nos processos de produção de conhecimento, de ensino-aprendizagem que envolvem as pesquisas e as relações professor-aluno, tudo é voltado para a avaliação."
"Por que a avaliação se tornou uma prática educacional tão poderosa? Ela faz o quê? Ela se tornou uma prática ameaçadora, uma prática autoritária. Mas ela não é isoladamente autoritária. Ela o é, porque está no bojo de um conjunto, de uma Educação entendida como transmissora de informações, que é igualmente autoritária."
"A avaliação deve ser melhorada sim, mas dentro do conjunto das práticas educativas do qual ela faz parte. Sem isto, não tem sentido trabalhar especificamente sobre a avaliação."
"A avaliação está-se tornando o centro da aula, em torno do qual tudo gira. Só que em vez de centralizar a ação nos processos de produção de conhecimento, de ensino-aprendizagem que envolvem as pesquisas e as relações professor-aluno, tudo é voltado para a avaliação."
"Por que a avaliação se tornou uma prática educacional tão poderosa? Ela faz o quê? Ela se tornou uma prática ameaçadora, uma prática autoritária. Mas ela não é isoladamente autoritária. Ela o é, porque está no bojo de um conjunto, de uma Educação entendida como transmissora de informações, que é igualmente autoritária."
E finalmente no terceiro momento, podemos conhecer e identificar em seu texto a: Avaliação enquanto diagnóstico do processo
ensino/aprendizagem "Trabalhar com avaliação é importante, no
sentido de que a entendamos vinculada a uma prática educacional necessária para
que se saiba como se está, enquanto aluno, professor e conjunto da Escola; o
que já se conseguiu avançar, como se vai vencer o que não foi superado e como
essa prática será mobilizadora para os alunos, para os professores, para os
pais."
Leia
mais em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/int_a.php?t=019
By: Soraya Copatti Hartwig
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